quinta-feira, 4 de julho de 2013

Parkour, Deriva, Flaneur e Flash mob





O PARKOUR

Criado por David Belle, na França, o parkour é um exercício corporal que tem como o objetivo se mover no espaço com a maior eficiência possível desconsiderando barreiras físicas pelo percurso. Ao praticar, faz-se uso de qualquer movimento com o corpo que dê a maior vantagem possível sobre o obstáculo.
Cena do filme “Distrito 13” com David Belle, criado da modalidade:







DERIVA

A idéia formulada pela Internacional Situacionista entre as décadas de 1950 e 1970, leva em conta que o meio urbano em que vivemos é um potencializador da situação de exploração vivida. Sendo assim torna-se necessário inverter esta perspectiva, tornando a cidade um espaço para a libertação do ser humano.
A deriva tem Guy Debord como um dos seus maiores entusiastas e estudiosos. Este autor formulou o início da Teoria da Deriva em 1958 e publicou na então Revista Internacional Situacionista. Desde então estudiosos, acadêmicos ou não, experimentam esse procedimento com interesses que vão deste simples estudos de uma cidade até a elaboração de dissertações e teses. Atualmente muitas pessoas que estudam geografia urbana, e muitos coletivos que questionam a urbanização experimentam a deriva como forma de estudo e de práxis política.
Trata-se é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos

FLASH MOB

Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.



Hoje em dia os flash mobs mais famosos (e populares) são o Zombie Walk e o Pillow Fight.








Nenhum comentário:

Postar um comentário